A HISTÓRIA DE JOHNNY HOFFMANN Marine Sports
por: Geovana Shibuya - Quinta, 16 de Julho de 2020
A HISTÓRIA DE JOHNNY HOFFMANN
Como Johnny Hoffmann se tornou um dos pescadores esportivos mais conhecidos do Brasil.

Johnny Hoffmann nasceu em Lagoa Vermelha no Rio Grande do Sul e quando criança sempre morou em cidades em que era presente a cultura da pescaria. Da mesma forma como acontece com muitos pescadores pelo Brasil, foi seu pai que o ensinou a pescar e, assim, surgiu sua paixão pela pesca.

 

Em meados dos anos 90, Johnny trabalhava no restaurante da mãe e já tinha 2 filhos. Foi nesta época que ele tomou a decisão de ir atrás do seu sonho: ganhar a vida com a pesca esportiva.

 

Ainda na década de 90, a FEIPESCA (Feira Internacional de Pesca Esportiva) foi o primeiro grande evento de pesca que reuniu fabricantes, importadores e lojistas do setor. Foi neste evento que Johnny começou sua jornada para se tornar pescador esportivo profissional. Ele aproveitou para fazer contatos e conseguiu uma parceria com a loja Samburá Caça e Pesca do Rio Grande do Sul. 

 

No segundo ano em que participou da feira, preparou uma matéria que foi entregue para ninguém menos do que a diretora da revista Pesca Esportiva; esse conteúdo foi prontamente publicado. Após a publicação, Johnny começou a fazer matérias em pesque pague – que, àquela altura, era a modalidade de pesca que ele tinha acesso. Nesta época ele nunca havia pescado tucunaré e, depois de um ano e meio fazendo estas matérias, surgiu a oportunidade de sua primeira viagem para a Amazônia com um grupo de pescadores do Rio Grande do Sul.

 

Além de todo conhecimento adquirido, a pescaria resultou em uma reportagem que se tornou sua primeira capa na revista Pesca Esportiva. No entanto, as matérias em revistas não apresentavam um bom retorno financeiro; ainda não era possível retirar seu sustento da pesca, por isso Johnny continuava ajudando sua mãe no restaurante em Carazinho - RS.

 

Apesar disso, foi com a revista que Johnny Hoffmann teve a oportunidade de participar da FEIPESCA por vários anos consecutivos e, em uma das feiras, foi convidado para pescar no rio Teles Pires, onde ele conheceu pessoas que estavam interessadas em investir na pescaria naquela região.

 

No ano de 2001 sua vida mudou: participou ativamente da criação da Pousada Mantega, no rio Teles Pires, a qual é hoje uma das mais conhecidas do país no segmento. No início, participou da limpeza, da cozinha e do treinamento dos guias de pesca da pousada, mas já em e em 2004 começou a trabalhar exclusivamente como guia de pesca.

 

Johnny Hoffmann foi o primeiro guia de pesca do Brasil com um bass boat para atender seus clientes e a Marine decidiu investir nele para atingir os pescadores que visitavam aquela região. A parceria com a Marine se iniciou com o fornecimento de equipamentos para fomentar a atividade de guia de pesca e acompanhou – e ainda acompanha - o crescimento do Johnny como pescador esportivo profissional.

 

Em 2005, Johnny Hoffmann criou o programa “Momento da Pesca”. O programa era produzido por 2 pessoas, Johnny Hoffmann e um cinegrafista que antes trabalhava em festas e casamentos. O cinegrafista filmava as pescarias e editava os vídeos, ao passo que Johnny se encarregava de achar os meios para veicular o programa.  O “Momento da Pesca” foi um sucesso e começou a crescer na internet. Johnny Hoffmann comprou um espaço para transmissão no canal Esporte Interativo e os laços com a Marine ficaram cada vez mais sólidos.

 

Depois de 3 anos com o programa no ar, a Marine começou a investir em produtos by Johnny Hoffmann. Foi lançada a carretilha Lubina e posteriormente a linha Venator, que foi um grande sucesso. Além desses, assinou outros produtos como as iscas Animalll e Sapito, o Tube Neck, o molinete Thunnus, entres outros.

 

Em 2010 Johnny Hoffmann começou um novo projeto com a FishTV, o primeiro canal brasileiro dedicado exclusivamente a pesca. O programa “Momento da Pesca” começou a ser veiculado no canal, fazendo com que a fama de Johnny Hoffmann se intensificasse ainda mais.

 

Quase 10 anos depois, mais um novo projeto: a Liga da Pesca. Trata-se de uma ideia que surgiu para difundir os programas de pesca na internet, sendo o primeiro canal virtual com diversos programas sobre esse tema em um mesmo canal. A “Liga da Pesca” se tornou mais acessível, abrangendo programas com conteúdo das mais diversas modalidades, pesca esportiva, pesca de caiaque, pesca de praia, pesqueiros e sobre a presença feminina no esporte.

 

A Marine se orgulha de fazer parte da história de Johnny Hoffmann, pois, além de contribuir para a divulgação da pesca esportiva no Brasil, ele utiliza seu trabalho para promover a conscientização dos pescadores acerca da importância da preservação do meio ambiente, bem como viabiliza a concretização de projetos filantrópicos, como, por exemplo, com a doação integral da arrecadação de seu canal no Youtube “Johnny Hoffmann” para o Hospital do Câncer de Barretos.

 

Em Setembro de 2020, mais uma novidade: a estreia do canal “Fishing Alone in Amazon”. Um canal com novo formato para alcançar pescadores do mundo inteiro. Confira no vídeo abaixo uma prévia deste novo projeto:

 

Para assistir ao próprio Johnny Hoffmann contando sua história, acesse o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=0nfcrVvfw-0