O drag (comumente chamado de freio pela maioria dos pescadores) é o sistema de frenagem de linha do equipamento, sendo esse responsável pela liberação de linha a uma predeterminada quantidade de tração (carga), durante o processo de “briga” com o peixe. Esse sistema é desenhado para evitar a ruptura da linha de pesca quando a tração exercida pelo peixe excede a sua capacidade de resistência.
Em outras palavras, o drag (freio) é a quantidade de peso que as carretilhas e/ou molinetes suportam antes de começarem a soltar a linha durante a briga com o peixe.
É muito importante que o drag seja macio e progressivo, possibilitando que a linha saia sem trancos ou solavancos, evitando, assim, sua ruptura.
A regulagem do drag deve levar em consideração vários fatores como:
• A libragem (capacidade de carga) da linha;
• Comprimento, libragem, velocidade e potência e da vara utilizada;
• O atrito da linha de pesca nos passadores da vara;
• O tipo de pescaria que será praticado;
• O tamanho médio da espécie alvo.
De forma geral, o ideal é regular o drag do seu equipamento inicialmente a uma carga aproximada a metade da resistência especificada na linha de pesca que será utilizada. A partir daí o pescador pode apertar ou soltar o freio (drag) de acordo com a necessidade do momento, no decorrer da briga com o peixe.
Para tirar mais dúvidas sobre o drag da sua carretilha ou molinete, confira o vídeo do parceiro da Marine, André Caldana do canal Fisgada, no link abaixo: